A escola pública foi de férias para o parque de campismo do Entroncamento. A céu aberto, livre do telhado e das pesadas paredes dos conteúdos, fez-se à estrada. leve de mochila às costas com as aprendizagens essenciais para curtir o ano escolar 2021/22. As férias começaram da melhor maneira. Sem programa para cumprir e sem fim à vista, os alunos são surpreendidos ano após ano com o admirável mundo novo das pedagogias de vanguarda. Agora com a publicação do despacho 6605-A/2021, no passado dia 6 de julho, o atual governo dá sorrateiramente uma ajuda brutal à motivação dos alunos para a ignorância juvenil consentida. À prova de exigências obsoletas e devidamente desregrada, a prole estudantil avança enérgica para o miolo da sociedade de smartphones no bolso e sem manual de sobrevivência, escusando-se a museus, bibliotecas, livros e ensinamentos aborrecidos. O que se passa com a classe docente que não tem este espírito de aventura? Provavelmente por estarem já tão envelhecidos ainda não percecionaram que podem estar agora mais tranquilos com o futuro dos nossos jovens. Baixar a fasquia nos conteúdos da escola pública é o expoente máximo do paradigma da felicidade na educação, a resposta natural para as exigências da OCDE, da UE e a aposta certa para desenvolver uma sociedade mais crítica e esclarecida, pelo menos naqueles curtinhos conteúdos que têm de saber pela metade apenas para passar a algumas disciplinas, porque felizmente as avaliações positivas não são condição essencial para a passagem de ano. Enquanto a amena "Primavera Marcelista" durar, existirá um mundo inteiro à espera dos nossos jovens, cheio de oportunidades por explorar e livre das amarras do saber. Não sejam invejosos só porque no vosso tempo não era assim. Caretas!
https://observador.pt/opiniao/aprendizagens-essenciais-nao-achatem-a-curva/
Mais vale passá-los já. Agorinha mesmo sem os esforçar de frequentar o pesaroso ano escolar que tem início em setembro de 21. Para quê???
ResponderEliminarOh pá, ainda bem! Provavelmente para o ano a escola vai perder 1 turma e eu ficarei com 1° e 2° anos. Assim já tenho uma desculpa se os meninos não aprenderem a ler! 🙊
ResponderEliminar